PROJETOS
As tipologias de projeto poderão variar dentro da categoria redução de emissões de GEE ou sequestro de carbono, sendo elegível qualquer tipologia de projeto desde que exista uma metodologia de carbono aprovada para essa tipologia e o projeto cumpra os diversos princípios e regras definidos na mesma, seja no contexto do setor da indústria, transportes, energia, edifícios, resíduos, agricultura ou florestas.
Os projetos de redução de emissões são bastante distintos dos projetos de sequestro de carbono, embora ambas as tipologias tenham enquadramento na mitigação de emissões de GEE.
Categorias de Projeto
Sequestro de Carbono
Visa o sequestro de carbono da atmosfera e o seu armazenamento biológico, geológico ou tecnológico. Alguns exemplos de sistemas de sequestro de base natural são as florestas, os solos ou ecossistemas marinhos.
Redução de Emissões
Visa a diminuição da quantidade de emissões de GEE libertadas na atmosfera, podendo ser alcançada por meio da adoção de novas práticas, tecnologias ou processos.
Como funciona o mercado
Apresentação de candidatura de projeto ao Mercado Voluntário de Carbono
Validação por parte de verificador
Projeto disponível para investimento
Monitorização do projeto e verificação por parte de um verificador
Registo das transações na plataforma de registo
As tipologias de projeto elegiveis no âmbito do Mercado Voluntário de Carbono são especificadas pelas metodologias de carbono disponíveis e publicitadas na secção Metodologias, as quais são desenvolvidas, quer por iniciativa da Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) ou por iniciativa de terceiros, sujeitas a aprovação da APA, I.P.
O promotor do projeto deverá apresentar a candidatura do seu projeto via plataforma de registo, com vista à sua certificação no Mercado Voluntário de Carbono. Esta candidatura deverá ser acompanhada do respetivo relatório de validação, elaborado por auditor qualificado para esse efeito, o qual deverá atestar que o projeto cumpre com as regras e requisitos mínimos estipulados na respetiva metodologia de carbono.
Após registo no Mercado Voluntário de Carbono, o projeto e os seus resultados ficarão visiveis para que qualquer indivíduo, entidade ou organização possa investir no mesmo, através da aquisição dos créditos de carbono que este tenha disponível, créditos que vão sendo gerados ao longo do desenvolvimento do projeto, sujeito a medidas de monitorização e confirmação por parte de um processo de verificação.
Todas as transações deverão ser registadas na plataforma de registo, devendo os créditos ser cancelados pelo seu comprador sempre que estes sejam adquiridos para efeitos de compensação de emissões ou contribuições a favor da ação climática.